Get Adobe Flash player

Rede Social

Adicionar aos Favoritos

Adicionar aos Favoritos

Pag Seguro UOL

Pontos Turísticos

A Importância de uma Casa de Retiro!

QUAL A IMPORTÂNCIA E OBJETIVO DOS RETIROS ESPIRITUAIS 

(Fonte: Revista Cristão, Sim!)

 

Olá querido(a) irmão(ã) em Cristo Jesus..

Sua comunidade / igreja / Grupo / Ministério...tem o costume de realizar retiros? As pastorais têm em seus cronogramas anuais tal atividade? Os catequistas, missionários e demais lideranças de Igrejas Cristãs e Pastores, costumam se fortalecer em alguns dias de afastamento?? Esse artigo trará algumas importantes respostas para suas principais dúvidas.

Retiro significa sair do seu lugar de convívio, afastar-se; deixar suas atividades para buscar uma reflexão... Lembro ainda que a palavra Retiro é mais ampla, pois se refere a todos aqueles que se recolhem para orar, tendo assim um encontro mais profundo com Deus (Mt 6, 5-8).

Todos os pastores/Coordenadores deveriam ter, em seu cronograma anual, um retiro espiritual. Como também deveriam participar te tais atividades, pois precisam também encher “suas talhas” com a Graça de Deus, visando que elas não fiquem secas.

 

- ELES SÃO MESMO IMPORTANTES??

O Retiro é fundamental para fortalecer a fé das pessoas, pois elas deixam suas preocupações diárias para voltar seu pensamento para o Senhor. E nesses dias de refúgio, os jovens e adultos podem perceber a importância de suas famílias, a valorização das amizades, além de todos poderem passar pelo “deserto” entendendo a plenitude da fé. Lembro que o “deserto” não dever ser visto como algo sem vida, estéril, ou duro de caminhar, mas como algo fértil. E essa fertilidade poderá nos transformar e nos renovar na caminhada.

 

Não podemos esquecer que Jesus, em vários momentos, saía várias vezes para rezar, para meditar:

· “Venham vocês também para um lugar deserto e descansem um pouco” (Mc 6, 31)

· “Partiram na barca para um lugar solitário, à parte”.(Mc 6, 32)

· “Retirou-se para uma região vizinha do deserto, a uma cidade chamada Efraim, e ali se detinha com seus discípulos.” (Jo 11, 54).

· "Num daqueles dias ele subiu com os seus discípulos a uma barca. Disse ele: Passemos à outra margem do lago. E eles partiram." (Lc 8, 22)

· “A hora já estava bem avançada quando se achegaram a ele os seus discípulos e disseram: Este lugar é deserto, e já é tarde”. (Mc 6, 35).

· “Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar”.(Lc 5, 16)

Os retiros espirituais, de formação, as vivências ou os chamados acampamentos são muito importantes para aprofundar nossa fé. Os retiros podem ser de metade de um dia, de um dia, de três dias, de uma semana... Depende da sua finalidade e do público-alvo.

E ATENÇÃO, PARA SEU RETIRO NÃO ESCOLHA QUALQUER LOCAL

- Todo retiro é único, especial. Infelizmente, a grande maioria dos Cristãos, sejam eles católicos ou evangélicos, tem o infeliz e triste mau hábito de escolher as coisas mais baratas, quando se dizem respeito a Deus ou seus filhos. Porque para as coisas do mundão não exigem tantos sacrifícios quando é para Deus. Como isto me incomoda...Por isso, escolha sempre que possível o melhor local para os filhos de nosso Rei. E quando digo o melhor, não falo em hotéis 05 estrelas, mas que tenha um mínimo de estrutura, que seja digno para receber os irmãos, estes filhos de nosso Rei. Se possível e sempre que possível (e isto deve ser pelo menos uma regra básica) escolha locais adequados, ou seja,  casas de retiro com estrutura voltada para esta finalidade, que possa oferecer condições dignas e favoráveis para os encontros.

FAVOR EVITAR (e aqui lembro mais uma vez da regra básica) 

Evitar locais mundanos/ seculares, contaminados espiritualmente, que são as casas de praias, sítios e chácaras espalhadas em anúncios de jornais, que muitos Cristãos, sejam eles católicos e evangélicos, que ainda não entenderam o que significa um retiro espiritual, ou se entedem, buscam esses lugares apenas em busca de preços mais "em conta".  Pense bem meu irmão; Será que é a mesma coisa você levar um grupo para fazer um retiro numa casa de praia/ sítio etc onde o proprietário muitas vezes aluga sua propriedade sem se importar para qual finalidade está dispondo seu imóvel (pensando unicamente nos lucros) e nestes recintos, só Deus sabe, e o que acontece normalmente nestes lugares e você também bem sabe, são festas mundanas regadas a prevaricações, orgias sexuais, fornicações, bebedeiras, drogas, adultérios, brigas separações de casais, muitas vezes brigas de famílias, estupros, e toda atividade anti Cristã, será mentira? Verdade

Agora imagine você deitar, dormir numa cama dessas, onde satanás dança freneticamente ao som da luxúria e imagine agora, uma casa de retiro, Consagrada a Deus, voltada unicamente para para o louvor, oração, onde quem habita é o Espírito Santo de Deus. Existe ou não diferença? Pense, reflita sobre isso. Ofereça um novo e o melhor para os membros de seu grupo/ Igreja/ Paróquia. Sabemos sim que Deus em tudo opera e tudo transforma, mas lembre-se dos resíduos, porcarias, lixos, do ambiente pesado, carregado e das contaminações espirituais deixadas nestas casas. Agora que você já sabe desta larga diferença, e mesmo que custe um pouco mais, vai valer a pena! É mais sadio espiritualmente e muito mais acolhedor estruturalmente, oferecer locais adequados para esta finalidade, ou seja, casas de retiros voltada para encontros unicamente Cristãos. Agora, é bom também saber antes de alugar, se estas casas estão servindo somente a Deus ou paralelamente também a encontros seculares (festas mundanas) Se estiver servindo aos dois, ESQUEÇA, tem contaminação! Desse modo, dê sempre preferência a casas que servem unicamente a encontros e retiros espirituais, Cristãos. Fica então aí a Dica!

 

RETIRAR-SE, É ABANDONAR-SE EM DEUS

Cada Retiro é um momento único(aliás, o ideal é proporcionar pelo menos e no mínimo 02 encontros/atividades por ano. Se Jesus que é o próprio Deus e Senhor precisava subir a montanha de vez em quando para ouvir o Pai, imagine nós!) mesmo que você repita o tema e as atividades nos ano seguinte. Não se podem prever as suas realizações em cada pessoa, mas tenha certeza que o Espírito Santo irá agir e fará que esse retirante tenha um encontro maior com Deus. Talvez você pense que essa atividade requer muitas atenções, traz inúmeras dificuldades e obstáculos para a sua realização, porém não se esqueça que você não estará sozinho(a)! O sacerdote/Pastor/Coordenador/Líder é o seu maior aliado e ainda você dispõe da sua equipe de coordenação.

 

Ao iniciar esse grandioso projeto, você irá compreender a importância dos retiros na vida das pessoas; entenderá que será necessária persistência e trabalho árduo para montar toda a sua estrutura; ter toda a calma e paciência para executá-lo junto com sua equipe; achará as respostas para suas principais dúvidas e verá o quão maravilhoso é o seu resultado, pois os retiros são magníficos momentos de forte interiorização e maior sintonia com nosso amado Deus. Lance essa idéia em seu grupo, sua Igreja, movimento, pastoral, Comunidade.

Nunca esqueça, retiros sim e sempre!

 

Paz e benção!

Fonte: Revista Cristão, Sim!

Fones

Atrações da Lagoa

- Apropriada para banhos e pesca

 

- Balneários e restaurantes que oferecem passeios de:

 

  • Lanchas,

 

  • caiaques,

 

  • banana boat,

 

  • Jet Sky,

 

  • Kite Surf

 

Tudo isso e muito mais, próximo das dunas e praia do Cumbuco

 

Clique Aqui e confira!